domingo, 1 de fevereiro de 2015

[MustSeeIt!] Sweatshop - Deadly Fashion

Eu não sabia como chamar atenção para isso, então criei a tag MustSeeIt! O objetivo é que você, assim como eu e os participantes dessa história, reflita sobre a mensagem por trás do vídeo. Pretendo trazer outros que de alguma forma me marcaram e fizeram com que eu refletisse mais sobre tudo à minha volta. 

Acredito que esta é uma grande forma de amadurecimento pessoal e possibilita ainda que mudemos nossas futuras ações de forma que sejamos menos individualistas e pensemos mais no próximo. E não digo isso com base religiosa. Não tem nada a ver com religião x ou y. É simplesmente compartilhar para que cada um torne o planeta um lugar melhor. (: A mudança não vem de forma explosiva. E quando vem, geralmente também termina de forma explosiva. A duradoura, na maioria das vezes, é aquele pequeno sussurrar de pessoa pra pessoa que pode conquistar multidões, por gerações, e trazer dias melhores.

Bom, dito isso apresento-lhes Sweatshop -  Deadly Fashion. 



Esse pequeno documentário composto por 5 vídeos de cerca de 10 minutos mostra 3 blogueiros (Frida, Anniken e Ludvig) de moda da Noruega, se eu não me engano, que são levados para o Camboja para vivenciar o dia a dia dos trabalhadores das fábricas têxteis durante um mês. A euforia é brutalmente substituída por um choque sem volta. 

Esse documentário deixa claro o que está por trás das grandes empresas de moda ao redor do mundo: mão de obra escrava. Vivendo em condições insalubres, com extensas jornadas de trabalho, se deslocando em caminhões estilo pau-arara sem o mínimo de segurança, essas pessoas ainda são fortemente reprimidas quando realizam manifestações exigindo um aumento de salário para que possam "viver melhor". Se é que isso pode ser chamado de vida....está mais para sobrevivência. 




A sacada do documentário está em justamente tirar as pessoas da bolha em que vivem e mostrar-lhes a realidade. Uma das cenas que me chocou foi quando uma das meninas, Frida (a ruiva de olhos claros), disse que aquelas pessoas deviam estar felizes pois estavam acostumadas àquela situação de vida. Eu juro que levei alguns segundos para processar esse comentário e tive que voltar o vídeo mais 3 vezes para aceitar que de fato eu havia ouvido certo. Depois veio a minha indignação: COMO ASSIM???? Só porque essas pessoas não tiveram condições de ter certos "privilégios", como boa educação e alimentação, elas não tem a capacidade de sonhar com uma vida melhor?? 



Depois achei que talvez eu pudesse estar exagerando na minha interpretação mas conforme o documentário prosseguia eu descobri que não exagerei tanto assim. De fato existem pessoas com esse tipo de mentalidade. Infelizmente parece que a sociedade está perdendo sua "humanidade". 

Ao final do documentário, entretanto, me veio aquela luz no fim do túnel. Esses 3 blogueiros perceberam o quão errônea era sua visão sobre isso e que atrocidades milhares de pessoas precisavam sofrer para que uma pequena elite pudesse ter todo o conforto do mundo aos seus pés. Espero que eles espalhem a lição que aprenderam e esse é também meu objetivo ao publicar esse post aqui. 




Link do site para ver os 5 episódios legendados em inglês: http://www.aftenposten.no/webtv/serier-og-programmer/sweatshopenglish/

Nenhum comentário:

Comente ~