quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Mini Maratona Literária

A Mini Maratona Literária consiste em 1/4 de uma maratona Literária de 24 horas, isto é, encurtei o período para 6 horas de leitura. Primeiro porque estava enferrujada pois fazia muito tempo que não lia por um longo período e segundo porque era o tempo que eu tinha disponível.

Comecei as 14 horas e fui até as 20 horas. Só fazendo intervalos para ir ao banheiro e fazer um chá.

Meu objetivo era:
- 1 conto de Machado de Assis
- 30 páginas de O Escaravelho do Diabo
- 20 páginas de I, Robot (versão infantojuvenil em inglês)
- 1 capítulo de O Mundo de Sofia
- 40 páginas de Peter Pan
- 1 capítulo em inglês de Orgulho e Preconceito e o mesmo capítulo em português (minha edição é bilíngue)

Meu progresso e Anotações a cada 2 horas de leitura


2 Horas de Leitura Completas

Li um capítulo de O Mundo de Sofia que tratava sobre o filósofo Kierkegaard. Achei maçante mas ao mesmo tempo interessante. O que mais me marcou foi o autor ter usado Alice no País das Maravilhas e frascos vermelho e azul para explicar filosofia. Um era sobre o panteísmo no qual você a vida como um ser coletivo e o outro sobre o individualismo, no qual cada ser é único.

Li 40 páginas de Peter Pan e fui introduzida no universo da família de Wendy. Curiosamente as crianças eram criadas por uma cachorra chamada Naná. Não gostei do pai por ser um personagem muito carente de atenção, infantil e orgulhoso. No momento em que parei as crianças haviam acabado de desaparecer do quarto.

Iniciei a leitura de O Escaravelho do Diabo mas ainda não atingi a meta de ler 30 páginas. Li até o momento 18 páginas. Alberto é um médico que, inconformado com a morte bizarra do irmão, resolve investigá-la. O irmão de Alberto morreu esfaqueado no coração após ter recebido um escaravelho como presente. Gostei muito do personagem de Alberto, por ser alguém curioso, que se preocupa com coisas além das aparências numa mulher e que também é uma pessoa intuitiva "Meu sexto sentido não me engana. Quando uma pessoa tem algum traço qualquer de caráter muito pronunciado - seja bondade, inveja ou sensualidade, por exemplo, isso transparece na fisionomia. Há como que uma "emanação" da personalidade, que os "sensíveis" logo percebem."

4 Horas de Leitura Completas

Finalizei e trago outro trecho de Escaravelho do Diabo que achei magnífico!
"O moço tinha forte atração pelo mistério, e a Medicina frequentemente lhe fazia lembrar um verdadeiro romance policial."
"Sim, era preciso auxiliar o órgão atacado, descobrir o "culpado" através dos "vestígios" deixados, e depois guerreá-lo, vencê-lo, custasse o que custasse. Era preciso dominar a grande inimiga, a Morte, combatendo os seus cúmplices, aqueles terríveis seres minúsculos e invisíveis: os micróbios e os vírus. E havia também uma razão mais forte e mais profunda para que o moço gostasse da Medicina: ele sentia que a carreira o punha em contato com o sofrimento humano, proporcionando-lhe oportunidades de aliviá-lo. Sabia que era essa a mais íntima alegria que uma criatura pode ter, e que a dor deixa de ser triste quando nos aproximamos dela para a suavizar."

Conto de Machado de Assis: Machete
Esta é, provavelmente, a terceira vez que leio esse conto do Machadão. Conta a história de um músico que tocava violoncelo. Sua vida muda depois de um encontro com um tocador de machete. É angustiante ver como o personagem carece cada vez mais de amor próprio e autoestima, sempre se comparando com o tocador de machete. Apesar de ser bom tocando violoncelo, os sentimentos que ele transmite no público são de melancolia, ao contrário do machete, que transmite alegria e faz as pessoas vibrarem e dançarem. Aquele ditado "a grama do vizinho é sempre mais verde" encaixa-se perfeitamente à essa história. O final é abrupto e me pega sempre de surpresa, recomendadíssima a leitura desse conto.

6 Horas de Leitura Completas

1 capítulo de Orgulho e Preconceito em inglês e 1 capítulo (o mesmo) em português. A mãe da Lizzy e da Jane é muito esperta, sabe manipular a situação de forma hábil a convergir com seus interesses. Neste capítulo Jane está doente e na casa do Sr. Bingley e a mãe faz-lhe uma visita. A menina nem está tão doente assim, mas a mãe faz um pequeno drama e prolonga a estadia da moça na casa da família rica. Dessa forma Jane e o Sr Bingley podem se tornar cada vez mais próximos ao passar tanto tempo juntos. Lizzy, que faz companhia à irmã, está deixando cada vez mais sua personalidade atrevida transparecer e percebe-se que o Sr. Darcy está cada vez mais interessado nela, visto que as irmãs do Sr. Bingley queriam falar mal de Lizzy e sua família mas o Sr. Darcy recusou-se a acompanhar tal reunião.

Meta era ler 20 páginas de I, Robot de Isaac Asimov, uma versão infantojuvenil que peguei emprestada do meu primo em inglês. Acabei lendo 40 páginas facilmente. Entrei em contato com 3 histórias até o momento e que mais gostei foi a primeira. Trata-se de um robô chamado Robby que não falava e servia como babá de uma menininha chamada Gloria. A pequena adorava o robô, brincava com ele durante horas e contava-lhe histórias. O robô, por sua vez, mesmo não sendo capaz de falar, entendia a menina e lhe dava todo amor e atenção necessários. A mãe Grace, todavia, tinha aversão ao robô e do perigo que ele representava. Por causa disso convenceu o marido a livrar-se do robô e, como consequência dessa ação, a filha o casal tornou-se infeliz e perguntava constantemente sobre Robby. A sutileza dessa história me cativou e fiquei rapidamente apegada ao Robby também. O final dá um pequeno susto no leitor, mas é maravilhoso.

Acho que essa maratona foi um sucesso! Além de conseguir cumprir minha meta que, de início eu duvidava que fosse conseguir completar, ainda li +20 páginas! É uma saída para quem tem um tempo apertado mas quer dedicar à leitura. Pode ser facilmente aplicada em finais de semana por qualquer pessoa. Gostei tanto dela que vou tentar novamente em breve. Os únicos livros que já estavam em andamento eram O Mundo de Sofia e Orgulho e Preconceito, o resto eu comecei hoje mesmo.

O saldo de páginas lidas foi: 139 páginas.

Caramba, achei que ia ser mais D: mas pra quem estava enferrujada acho que até que foi um bom progresso.

Nenhum comentário:

Comente ~